O QUE FAZER EM CASO DE TONTURA?

A tontura é um sintoma de alguma alteração no organismo. Geralmente é uma sensação passageira na qual a pessoa logo volta ao seu estado habitual. Porém, pode indicar alterações no equilíbrio, alterações nas funções cardíacas ou até efeito colateral de medicamentos.

Ao ter a sensação de tontura, vertigem ou perda de equilíbrio, você pode experimentar algumas das medidas a seguir para se sentir melhor:

1. Tomar um ar: se você está em um local abafado, a tontura pode ser decorrente do calor excessivo, que leva à dilatação dos vasos sanguíneos e causa uma queda da pressão arterial. Por isso, uma das dicas para aliviar esse desconforto é buscar um local mais aberto ou ao menos uma corrente de ar fresco.

2. Beber água: tomar água em grandes quantidades aumenta o volume dos líquidos circulantes na corrente sanguínea, o que também eleva a pressão arterial e ajuda a combater a tontura.  Contudo, se a tontura for acompanhada por náuseas ou enjoos, essa dica não é indicada, pois beber muita água pode acabar provocando vômitos.

  1. Ficar sentado : ao sentir tontura, você perde o equilíbrio, pode cair e acabar se machucando gravemente. Por isso, o melhor é permanecer sentado até que esse sintoma passe.
  2. Deitar e deixar as pernas mais elevadas: se você ficar sentado e a tontura não passar, experimente se deitar e manter as pernas mais elevadas com o auxílio de almofadas ou outros objetos.
  3. Comer alguma coisa salgada: o sódio é um mineral que promove a retenção de líquidos no organismo, o que em consequência aumenta o volume circulante nos vasos sanguíneos e provoca uma elevação na pressão arterial, combatendo a tontura.

6. Comer um doce: quando a tontura é causa pela queda das taxas de glicose no sangue (hipoglicemia), que acontece quando ficamos muito tempo sem comer, a ingestão de um doce pode ajudar a aliviar esse sintoma.

Ainda assim, se a tontura não melhorar, se for muito intensa ou se for acompanhada de outros sintomas é importante consultar um  especialista, para identificar se existe alguma causa que necessite de tratamento específico.